A busca

 

 Vivemos em uma época na qual as pessoas correm (literalmente) atrás de diversos objetivos. Todos querem um bom emprego, conquistar bens materiais, ter saúde e corpo perfeito, constituir família e ter bons relacionamentos, entretanto, parece haver um desencontro entre os sonhos e as ações. As pessoas querem ter saúde, mas não param para comer e quando assim fazem ingerem qualquer coisa. Esperam que o casamento ou namoro dure, porém, não dedicam tempo e amor ao parceiro (a). Torcem pela tão sonhada vaga naquela empresa maravilhosa, mas não se esforçam, não estudam, nem aperfeiçoam os conhecimentos já adquiridos. Então, para que tanta pressa e correria se ao final não resulta em bênçãos e realização dos sonhos?

Há um ditado popular que afirma que o apressado come cru e é verdade. Quem tem pressa acaba por encontrar o que não quer. “Os planos bem elaborados levam à fartura; mas o apressado sempre acaba na miséria.” (Pv 21.5). O versículo é claro. Sonhe, mas planeje, dedique-se e os coloque sempre na presença do Senhor. O tempo e a bênção certa vêm Dele. Todos conhecem de trás para frente e de frente para trás a passagem dos lírios dos campos. Que ilustração sábia e profunda foi dada pelo mestre Jesus. Ele aponta para seres naturais que estão ao nosso redor e que possuem em si o melhor. E o mais interessante é que ninguém vê lírios por ai caminhando atrás de água, terra boa e sol. Eles ficam onde foram plantados e lá mesmo recebem o que necessitam. Jesus ainda declara que nem Salomão que foi o homem mais sábio e rico de todo o Israel vestiu-se com tanta beleza. “Contudo, eu lhes digo que nem Salomão, em todo o seu esplendor, vestiu-se como um deles.” (Mt 6.29).

A nossa fonte é Deus. Tudo vem Dele por Ele e para Ele. De que adianta buscarmos tudo o que precisamos e sonhamos com a força do nosso braço. Podemos até conquistar, mas e o que ficou para trás? Os relacionamentos, o descanso e o principal, a vida com Deus? Para quê realizar um objetivo se não temos com quem compartilhar? Não precisamos andar preocupados, ansiosos nem receosos quanto ao que ainda temos que conquistar ou necessitamos. Ele está lá no seu trono de graça e sabe TUDO o que realmente precisamos. Se esperarmos confiantemente Nele, o autor e consumador da nossa fé, teremos o que sonhamos e inclusive o que nem imaginamos. “Mas eu sempre terei esperança e te louvarei cada vez mais.” (Sl 71.14).

Busque em primeiro lugar o que agrada o coração do Pai. Coloque na presença Dele cada projeto e espere com paciência a resposta. Sei que é difícil, falando assim parece fácil esperar, mas precisamos exercitar nossa fé no que está escrito na Palavra de Deus.

Vejamos o que está escrito em Isaías 40 versículo 31: “Mas os que esperam no SENHOR renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão.”. Pense só nos benefícios da espera. Você terá sua força renovada, subirá como uma águia (ela voa acima das tempestades) correrá e não ficará cansado e vai caminhar (não importa a distância) e não terá fatiga. Quantas bênçãos maravilhosas em um só versículo e livro da Bíblia!

Trace seus planos, mas mantenha-se firme e tranquilo no Senhor. Não corra sem a direção do Pai, nem almeje o que não será de bênção para sua vida. A Palavra certeira e que não falha nunca não é a do patrão, família, cônjuge, namorado, amigo e vizinho, mas do Grande e poderoso Deus. “Jesus respondeu: ‘Está escrito: ‘Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus’“. (Mt 4.4). Não é comida, bebida, roupas ou cargos que trará felicidade, são todos importantes, mas a melhor parte, sem a qual não encontraremos felicidade é Jesus. Busque Jesus e as demais coisas virão com acréscimo e bênçãos.

Por: Katia Brito