A Palavra precisa ser falada

 

Muitas pessoas criticam a mídia e dizem que ela é do diabo, porque manipula todo mundo e faz “lavagem cerebral” na cabeça das pessoas. Condenam isso e aquilo, mas mal sabem elas que, se existe o mau uso da mídia, também existe a oportunidade de pregarmos a Palavra de Deus e alcançar vidas por meio dela. Não é tão apocalíptico assim, porque ainda temos a liberdade de entrar nesse meio e usá-lo como estratégia para pregar o evangelho. É simples entender que o que acontece é que existe muito mais programação secular do que cristã em uma TV, em rádios, revistas e jornais.

Sendo assim, não é “culpa” deles, mas nossa, se tem muito mais conteúdo da carne do que do Espírito em nossa sociedade. “(…) como ouvirão, se não há quem pregue?”(Romanos 10.14c) É tempo de pararmos de criticar e murmurar contra essa realidade e agirmos. Nós, jornalistas cristãos, temos nos empenhado em pregar o evangelho utilizando nossas técnicas. Você, independente de sua profissão, também deve pregar utilizando o talento e a técnica que você domina. Deus não confiou ela a você em vão.

Neste momento da história não basta somente agir diferente do mundo, mas falar sobre essa diferença. Nós precisamos falar a Palavra de Deus no momento em que estamos sendo questionados sobre nossa honestidade. A Bíblia fala em Mateus 10.26: “Nada há encoberto que não haja de revelar-se, nem oculto que não haja de saber-se.” No momento que querem nos chamar de fanáticos: “Jesus já havia nos alertado sobre sermos perseguidos por causa do nome dele.” E Paulo nos ensina em 1Coríntios 1.18, que a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus. E no momento que pedem uma oração: “Vou orar por você sim, pois, na Bíblia fala em Tiago 5.16, que muito pode em sua eficácia a oração do justo. E eu sou justificado não por minhas obras, mas por causa do sangue de Jesus!”

Você não tem mais tempo para perder criticando as igrejas que estão na TV mostrando milagres e pregando a Palavra. Se existem excessos ou não isso não é problema nosso, mas se Deus levantar você para orar a respeito disso, ore. Não saia falando, criticando, expondo etc. Repito, não há tempo para isso! Invista saliva para falar de Jesus, para compartilhar o amor de Deus e contar o que Ele tem feito em sua vida. E se chegarem para lhe contar escândalos não entre nesse laço. Explique para a pessoa como um cristão deve andar, vestir, viver, comer e beber. Mude o foco da conversa para algo que edifica!

Apoie as igrejas que estão ousadamente entrando na mídia. Oferte para ajudar a manter a obra na TV, ore para que as portas sejam abertas. Talvez, você não imagina como é difícil manter um programa em rede nacional, quanto mais sustentar uma emissora de TV. Não é fácil administrar um veículo de comunicação que ainda por cima prega a Verdade e ainda salva vidas das drogas, do suicídio, da prostituição, do adultério, promiscuidade etc.

Por fim, lembre-se: “E como pregarão, se não forem enviados?” (Romanos 10.15) A Igreja tem enviado seus missionários para países e lugares que ainda não conhecem a Jesus. Essa visão tem sido ampliada para alcançar milhares de pessoas que acessam a internet e “de repente” leem um texto cristão e têm a vida transformada;outras milhares que assistem televisão e são impactadas pelos milagres que acontecem ao vivo nas igrejas; e para alcançar incontáveis leitores que estão tendo acesso a livros, revistas, jornais e materiais cristãos. Você consegue entender que se você não falar outros vão? Então, saia do comodismo e deixe o espírito de crítica, fale aquilo que precisa ser falado, que é a Palavra de Deus. Nem mais, nem menos!

Stephanie Zanandrais