As setenta semanas: o tempo de Deus para Israel

 

1. Daniel, no cativeiro babilônico, entendeu pelo livro do profeta Jeremias, que o número de anos que deveriam durar as assolações de Jerusalém era de setenta anos – 9:2


2. Ao buscar a Deus em oração, Jejum e humilhação, pela restauração física de Jerusalém e de seu povo, o Deus do céu, por intermédio do anjo Gabriel, trouxe-lhe as revelações do desdobramento de toda a história de Israel e de como o Senhor os haveria de salvá-los plenamente e introduzi-los no Seu reino eterno – 9:3-23.


3. Setenta semanas ou 490 anos – “Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo, [povo de Daniel, Israel], e sobre a tua santa cidade, [Jerusalém], para...” – 9:24.


a. Há na Bíblia um princípio profético referindo a semana de anos em que, sete anos, são representados por umasemana de anos, isto é, cada dia da semana representa um ano, de sorte que os sete dias da semana equivalem a sete anos, respectivamente. Este princípio está declarado na Bíblia de forma explícita em  Lv 25:8.


b. O mesmo princípio é aplicado às setenta semanas referidas em Dn 9, somando, neste caso, 490 anos. Veja:


1 semana /7 dias/ = 7 anos
70 semanas = 70 x 7 = 490 anos




 4. Os 490 anos são destinados a Israel, de modo que, ao cumprimento cabal destes, Deus terá completado toda a obra de restauração e restituição da nação eleita, desde o perdão de pecados, o fazer cessar as transgressões, o dar fim aos pecados, a expiação das iniqüidades, (...), até o reino messiânico de Jesus Cristo – 9:24.



Veja no gráfico a seguir as discriminações dos principais acontecimentos relacionados a Israel, e perceba a íntima relação que essas coisas têm a ver conosco, no relógio escatológico de Deus. 

 

Por Bispo Alexandre Rodrigues

DE Volta à Palavra