Ateu cristão, eu?

 

Você sabe o que significa ser ateu? Corretamente? De maneira básica é o individuo que não acredita em Deus! E o ateu cristão? Este basicamente é o que apenas crê em Deus. É impressionante a quantidade de pessoas que vivem assim em nosso país. Em recente pesquisa realizada pela revista Seleções, revelou que 95,3% dos brasileiros afirmam acreditar em Deus. Mas o que de forma prática isso contribui para mudar a vida das pessoas? Para fazer uma sociedade melhor? O que isto influencia em minha vida como ser humano, como cidadão? Somos brasileiros, formamos uma nação muito religiosa; seja por meio dos cristãos católicos portugueses com mais de 500 anos de tradição cultural cristã; seja por intermédio dos descendentes de africanos e sua cultura afro-religiosa, com herança de religiões tribais misturadas ao catolicismo; seja por meio de grupos cristãos espíritas e também dos cristãos evangélicos aportados no Brasil há 150 anos.

Temos muita religiosidade, mas não necessariamente fé cristã genuína, baseada nos evangelhos do nosso Senhor Jesus. Deixamos-nos influenciar mais pela cultura, costumes e tradições populares do que pela obediência à Palavra de Deus. Muitos cristãos, de qualquer uma destas raízes, professam uma fé afirmando que Deus existe, mas vivem como se ele não existisse, inclusive muitos católicos e evangélicos nominais não se relacionam de forma pessoal com Deus, vivem na base de costumes culturais recebidos de seus pais. O problema muito comum a todos nós é que com o passar do tempo, o ser humano entra na rotina em qualquer área da sua vida, inclusive a espiritual, e com o tempo passa a viver numa espécie de piloto automático, agindo mais por tradição do que por razão e obediência a Deus.

Como cristão meu desafio diário é refletir e viver uma fé em Deus, por meio de Jesus, mediante sua graça; uma fé espiritual, racional, saudável, equilibrada e renovadora a cada dia; tendo Deus como o amigo pessoal e presente, entendendo que Ele me ama e eu o amo também. Desenvolvendo um relacionamento pessoal de amor com Deus e obedecendo a seus preceitos e mandamentos; amando as pessoas e servindo com alegria.

Eu não posso viver como um ateu cristão, isto é: crendo em Deus, mas não O conhecendo de verdade; crendo em Deus, mas tendo vergonha do meu passado; crendo em Deus e não tendo certeza plena que Ele me ama; crendo em Deus, mas não no poder da oração; crendo em Deus, mas não O considerando justo; crendo em Deus, mas me recusando a perdoar o meu próximo e a me perdoar; crendo em Deus, mas não acreditando que sou capaz de mudar; crendo em Deus, mas vivendo a maior parte do tempo muito preocupado com minha vida e as questões terrenas; crendo em Deus, mas vivendo a maior parte do tempo correndo atrás da felicidade a qualquer preço; crendo em Deus, mas colocando toda minha fé no meu dinheiro; crendo em Deus, mas fazendo do meu trabalho e carreira o sentido da minha existência; crendo em Deus, mas ignorando toda realidade de dor e injustiça no mundo; crendo em Deus, mas não compartilhando da minha fé; crendo em Deus, mas não confiando na Igreja Dele. Enfim, professando uma fé nominal, mas vivendo como se Ele não existisse. Não se contente com tão pouco, em apenas crer, pois até o diabo crê em Deus!Ser um cristão, um genuíno seguidor de Jesus, exige de cada um de nós muito mais do que uma simples declaração de fé; exige uma vida de fé, esperança e amor! Sejamos mais que ateus; sejamos mais que cristãos ateus; sejamos verdadeiros discípulos de Cristo, filhos de Deus!

Ser um cristão é viver um mandato missionário. É ser agente de Boas-Novas ao mundo; é ser servo, ministro, agende de transformação, embaixador da paz, da bondade, da compaixão, da graça, da misericórdia; servindo com boa mordomia da liderança da influência e afluência para glória de Deus! Não basta crer, é necessário conhecer e servir!

Pense bem nisto!

Por: Carlito Paes