Cartas Vivas

"Há quanto tempo você não escreve uma carta? Não digo cartas formais para empresas ou pessoas que exercem cargos de grande importância em órgãos estaduais, federais ou privados. Digo cartas para parentes, amigos, pessoas de perto ou de longe. Tenho uma caixa em meu guarda-roupa onde coleciono cartas que recebi na minha infância e adolescência. Ao ler cada uma consigo sentir novamente o carinho e atenção dedicados a mim. Quem me escreveu parou, assentou-se, separou o melhor papel (mulheres escolhem sempre com impressões decorativas), caneta, pensou quais palavras usar e imprimiu em suas letras o sentimento que nutria por mim. Porque não escrevemos cartas? Sim, sabemos que os avanços tecnológicos, quando usados com sabedoria, são uma bênção para a comunicação humana, porém nada se compara a tocar nas folhas escritas a caneta e pensar na dedicação do remetente ao destinatário.

Temos na Palavra de Deus diversas cartas escritas pelos apóstolos Paulo, Pedro, Tiago, João e Judas. Cada uma com uma orientação específica para cada igreja, mas todas com um propósito comum: Jesus. Hoje, não escrevemos com a mesma frequência que há alguns anos, mas como seria se escrevêssemos cartas para as pessoas, não só as que amamos, mas principalmente para aquelas que nunca nos viram e que não conhecem o amor de Cristo? E se além das palavras de bênção e versículos nós vivêssemos o que escrevemos? Se fôssemos cartas vivas, como Paulo afirmou que a igreja de corinto era? “Porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração.” (2 Co 3.3) Nós temos a vida de Jesus, nós somos templo do Santo Espírito e temos a Palavra da verdade cravada em nosso coração.

As pessoas têm que olhar para nós e associar as palavras que dissermos e escrevermos com o nosso viver. Jesus tem que ser conhecido pelas pessoas por meio das nossas atitudes, do nosso exemplo. Todos devem olhar para nós e ver novas criaturas transformadas pelo poder de Deus. “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” (2 Co 5.17).

O apóstolo Paulo também disse aos membros da igreja de Corinto que além de serem cartas eles deveriam ser textos possíveis de serem lidos. “Vós sois a nossa carta, escrita em nossos corações, conhecida e lida por todos os homens.” (2 Co 3.2, grifos meus) O mundo precisa conhecer o Deus que nos salvou e libertou, o mundo deve conseguir ler o evangelho que nós carregamos e ver em cada passo, expressão e palavra que sai de nossos lábios o Senhor Jesus.

Que tipo de carta você é? O que as pessoas podem ler em você? Elas leem: “Homem ou mulher de Deus, santo (a), obediente, amoroso (a), paciente, alegre, manso (a), bondoso (a), fiel e equilibrado (a)?” ou podem ler: “Homem ou mulher, odioso (a), ciumento (a), irado (a), egoísta, invejoso (a), dado (a) a discórdia, dissensões, facções, embriaguez e orgia?”. Somos cartas cheias da vida de Jesus ou cartas sem vida, apagadas? “Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida”. (1 Jo 5.12) Se você tem Cristo e já é selado pelo Espírito Santo você tem vida, você pode ser lido. Mas, se você percebe que mesmo tendo o Deus pai, o Deus filho e o Deus Espírito Santo, ainda assim não está permitindo que as pessoas leiam sobre Jesus. É tempo de fazer conserto com o Senhor, arrepender-se e permitir que o Espírito volte a escrever a sua história para que o nome de Deus seja glorificado. Abra seu coração, confesse os pecados, arrependa-se e deixe o Senhor dominar a sua vida, pois Ele é um pai justo, amoroso e perdoador. “Porque tu, Senhor, és bom, e pronto a perdoar, e abundante em benignidade para com todos os que te invocam.” (Sl 86.5) Ele pode transformar você, novamente, em uma carta legível e possível de ser lida e enviada com o selo do Espírito a todos os povos e lugares desta terra.

Por: Kátia Brito

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!