Circuncisão - Ciclo da Vida Judaica

 

 

A Circuncisão Judaica em Hebraico é o Brit Milá é talvez a cerimônia judaica mais antiga descrita nas escrituras sagradas.

Milá é a palavra que significa cortar o prepúcio, neste caso, de um bebê, mas não se restringe somente a bebês, homens que não eram judeus, ao passarem pela conversão, tinham que praticar a circuncisão caso não tenham feito antes. Um motivo para o início da circuncisão masculina era a distinção entre povos. A origem deste ritual é encontrada em Gênesis 17: 1-14, onde Deus ordena a Abraão que ele e todos os seus descendentes se circuncidem como sinal do pacto entre Deus e Abraão.

Abraão foi circuncidado com a idade de noventa e nove anos (Gn 17:24), seu primeiro filho, Isaque, foi circuncidado aos oito dias, e segundo esta tradição e a ordenança posterior, todos os bebês são circuncidados até o dia de hoje ao oitavo dia.

O Judaísmo defende que este é um sinal de pacto que jamais deverá ser abolido. 

A pessoa que executa o Brit Milá, normalmente é chamada de Mohel. Caso o pai da criança saiba realizar o Brit, não é permitido que delegue a função a outra pessoa. Durante vários e vários anos, esta função era praticada pelos rabinos, mas nos últimos anos crescem os números de moalim (plural) que são médicos e cirurgiões, principalmente após graves casos que levaram a sérios problemas de saúde. Geralmente, a Brit é feita sem anestesia. A tradição rabínica só permite que uma mulher execute a circuncisão se não houver um homem competente presente. 

Durante a cerimônia de circuncisão é costume anunciar o nome do bebê, são convidados os parentes e amigos mais próximos da família e uma refeição leve é apresentada aos convidados. 

O Sandak "em grego" significa "padrinho". É o padrinho do primeiro filho varão de um casal. Geralmente, quem ocupa essa posição é o avô paterno - e do segundo, o materno - e assim por diante.

Kvater é o casal escolhido para trazer a criança até o lugar em que será realizada a cerimônia.

Um estrangeiro que pretenda se converter ao judaísmo deve passar pela circuncisão, caso contrário não poderá ser aceito jamais como judeu.

A Brit Milá é permitida no Shabat ( Do hebraico שבת "Descanso/ Inatividade" também grafado como sabá ou sabat, que é o nome dado ao dia de descanso semanal no Judaísmo, simbolizando o sétimo dia em Gênesis, após os seis dias da Criação); e no Yom Kippur (Um dos dias mais importantes do Judaísmo, no calendário hebreu começa no crepúsculo que inicia o décimo dia do mês hebreu Tishrei, que coincide com Setembro ou Outubro. Os judeus tradicionalmente, observam esse feriado com um período de jejum de 25 horas e oração intensa).

Fonte: Webjudaica.com / Wikipedia / www.morasha.com.br