Muitas “Martas”, poucas “Marias”

 

 

“Marta! Marta! Andas inquieta e te preocupas com muitas coisas. Entretanto, pouco é necessário ou mesmo uma só coisa; Maria, pois escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada” (Lc 10.41-42)

 A Bíblia conta que Jesus se hospedou na casa de uma mulher chamada Marta. Ela tinha uma irmã chamada Maria, essa, por sua vez, estava atenta às palavras de Jesus. Enquanto isso, Marta estava preocupada com a casa, com a “estrutura” na qual se encontrava Jesus. Parecia ser uma dupla imbatível, enquanto uma cuidava de algo importante como a estrutura, a outra cuidava de “fazer sala” para uma visita tão importante.

Imagine que na casa havia muita coisa a ser feita com Jesus estando presente. Marta se agitou pensando “Puxa, minha irmã bem que poderia me ajudar. Estou muito cansada e é injusto ela não fazer nada”. Até que ela pede pra Jesus ajudá-la dizendo “Senhor, não é importante ver que minha irmã me deixou sozinha? Pede pra ela me ajudar por favor!”

Jesus, com sua voz suave e poderosa diz: “Marta, você anda tão preocupada com tantas coisas, mas só uma na verdade é importante e essa Maria escolheu e não será tirado dela”… Acho que Marta ficou inconformada com as palavras de Jesus! Marta queria uma ajuda do tipo “aqui e agora” e Jesus mostrou que havia algo mais importante do que cuidar da “estrutura” de onde ele estava. Ele queria passar tempo com elas, mas só Maria escolheu passar esse tempo com o mestre.

Será que ela amava o serviço a tal ponto de se preocupar em servi-lo mais do que estar com ele??? Podemos criticar Marta e até ficar com raiva dela pensando “Ei acorde Marta, é Jesus na sua casa”! Seja qual foi o motivo, Jesus disse pra ela que havia algo mais importante do que tudo e Ele queria que ela também escolhesse a melhor parte. Aquilo que ganhamos com Cristo é a parte que não é tirada de nós!

Quantas Martas, pessoas ocupadas e preocupadas, agitadas, ansiosas existem em nossos dias? Quantas “Marias” conhecemos em nosso círculo de amizades?? E, nós somos mais “Marta” ou “Maria”? Somos pessoas que abrem mão de tudo, simplesmente para estar com Ele? Servir é importante, Jesus mesmo deixou seu exemplo de serviço, mas às vezes Ele quer somente que estejamos com Ele. Não podemos ser sufocados em fazer tanto para Deus, ficarmos tão cansados e cuidar tanto da aparência, do exterior, daquilo que as pessoas vão ver e esquecermos-nos de cuidar do nosso espírito.

Em Mateus (13. 1-23), Jesus ao contar a parábola do semeador fala algo que lembra as “Martas” de hoje: “O que foi semeado entre os espinhos é o que ouve a palavra, porém os cuidados do mundo e a fascinação das riquezas sufocam a Palavra e fica infrutífera”. É possível que estejamos infrutíferos em alguma(s) área(s), simplesmente por estarmos sufocados com as riquezas (adquirir mais e mais qualquer coisa), e com as preocupações da vida. Agora, sejamos honestos, é impossível também não desejar ser rico ou impedir alguma preocupação, mas o que Jesus nos ensina é que isso não é o que deve tomar o espaço em nosso coração enquanto Jesus está conosco. Se Ele está entre nós, sua vida e suas Palavras é o que têm que nos satisfazer. “Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mt 6.33)

Por: Jaqueline Santos Sales