Papa Francisco atraiu ao Vaticano três vezes mais fiéis do que Bento 16

O papa Francisco conseguiu atrair o triplo de fiéis ao Vaticano em seus primeiros nove meses à frente da Igreja Católica Apostólica Romana em comparação ao seu antecessor, o papa Bento 16.

Os números divulgados pela Santa Sé são de 6,6 milhões de pessoas entre março e dezembro de 2013. Bento 16, atraiu 2,3 milhões de fiéis no mesmo período em 2012.

Para chegar a esses números o Vaticano se baseia na quantidade de entradas distribuídas para eventos papais como encontros gerais, encontros privados e missas.

Outra maneira de contar fiéis é utilizar a estimativa de pessoas que participam dos eventos onde não há distribuição de entradas como as aparições papais na janela da Praça de São Pedro.

Em seus primeiros meses à frente da Igreja Católica, o novo papa tem sido bem recebido por fiéis, líderes governamentais e líderes de outras religiões, inclusive foi eleito como Personalidade do Ano pela revista Time que destacou o estilo simples e amigável de Francisco.

Ao ser escolhido para substituir Bento 16, que renunciou em fevereiro de 2013 alegando problemas de saúde, Francisco adotou uma maneira diferente de liderar: trocou o Palácio Apostólico por um apartamento e optou por utilizar um carro normal em vez de um veículo de luxo.

Outra diferença do novo papa é se mostrar aberto a debater sobre os rumos que a Igreja tem tomado nos últimos anos, além de pregar em favor dos mais pobres.

Fonte: Gospel Prime