Sociólogo afirma que jogos online podem substituir a experiência em grupos religiosos

O sociólogo americano William SimsBainbridge publicou recentemente seu livro eGods – Fantasy versus Faith in Computer Games (não publicado no Brasil), no qual publica sua pesquisa sobre a relação da fé com o mundo dos RPGs online de múltiplos jogadores, como World of Warcraft. Na publicação, o estudioso afirma que tais jogos poderiam tomar, aos poucos, o papel social da religião.

- A substituição da religião não é perfeita, mas essas novas formas de arte podem trazer compensação psicológica para desejos ainda desconhecidos, melhoria de status social e até aumentar o sentimento de que a vida tem um significado – afirmou SimsBainbridge, em entrevista à revista Galileu.

- O admirável é que o artista [que desenhou o game] faz isso criando ficções, deixando claro que está inventando, enquanto padres e religiosos mentem sem vergonha alguma – completou o sociólogo.

No livro, o sociólogo mapeou também as religiões existentes dentro de Três grandes jogos do segmento: World of Warcraft, Everquest II e Fallen Earth.

Veja um resumo desse mapeamento:

Everquest II: Existem 18 deuses vaidosos e caprichosos que abandonaram o mundo e voltaram. A devoção traz vantagens no jogo.

Fallen Earth: Os cogs, uma das várias facções, são devotos da tecnologia e consertam aparelhos quebrados com orações. Querem acabar com toda a humanidade, porque acreditam ser possível “reiniciar” o mundo.

World of Warcraft: Entre as 19 seitas e grupos há a Churchof The Holy Light, que prega a existência de uma grande força protetora e fazer boas ações. São mais de 800 mil membros. Outro é o culto à Moongoddess: a deusa da lua, que não permite violência

.

A opinião de William SimsBainbridge é compartilhada também pela estudiosa de games Jane McGonical, que afirma que a experiência dos games pode ajudar a “consertar alguns dos nossos problemas sociais mais graves”.

- A cooperação vista em jogos como World of Warcraft pode ajudar a melhorar o mundo e consertar alguns dos nossos problemas sociais mais graves. É possível sim estipular que a experiência nesse tipo de jogo possa impactar a vida do jogador em vários sentidos – afirma McGonical.

Ore...

Com informações Gospel +