Cinco razões para ler o livro de Daniel em dezembro

 

O livro de Daniel é fantástico, surpreendente e dificílimo de ser interpretado. Todo estudioso de escatologia vê em Daniel uma barreira quase intransponível, se não fosse a ajuda do Espírito de Deus e de muitos, mas muitos livros mesmo de exegese e teologia geral para nos ajudar a entender o ponto de vista profético dos escritos de Daniel.

Claro que a história contida no livro é maravilhosa. Como a comida da mesa do Rei oferecida aos jovens hebreus, os amigos de Daniel na fornalha ardente, Daniel na cova dos leões, enfim uma porção de histórias maravilhosas, mas acompanhadas de muita profecia também. História e profecia caminham juntas.

Esta compreensão fez de Daniel um grande estadista e um homem próspero num Reino pagão. Por isso, Daniel é imprescindível para os dias de hoje. Precisamos pregá-lo, tanto sua história como sua visão do futuro.

O próprio livro propõe que ele seria melhor compreendido no tempo do fim, isto é, em nossos dias. Claramente os sinais apontam cada vez mais para um beco sem saída na história da humanidade.

Gostaria de convidar você a ler o livro de Daniel neste mês de dezembro, e lhe dar pelo menos cinco razões porque ele deve ser lido:

1. Porque essa é a maneira que Deus usou para revelar seu propósito no tempo do fim.

2. Porque sem a profecia, você perde o ponto de que Deus é soberano sobre a história.

3. Porque precisamos de lições de profecia, tanto quanto precisamos de lições da história.

4. Porque precisamos aprender a lidar com passagens que podem não serem fáceis para nós.

5. Porque em breve as profecias de Daniel se cumprirão, como se cumpriram todas as profecias bíblicas.

A Ele toda a Glória