Conflitos entre muçulmanos e cristãos deixam 8 mortos na Nigéria

 

Uma família cristã de sete pessoas foi morta no norte da Nigéria nesta sexta-feira (31), o que deflagrou represálias contra os muçulmanos e fez mais uma vítima, relataram moradores consultados pela agência France Presse.

Homens armados, que chegaram em um carro e em uma moto, invadiram a casa da família cristã em Unguwar Kajit, uma cidade do estado de Kaduna (sul), e abriram fogo.

"Os homens armados chegaram no meio da noite, forçaram a entrada da casa e abateram todos os sete membros de uma família cristã", declarou o porta-voz da juventude local, Emmanuel Zadiok.

"Os jovens cristãos, que atribuíram o ataque aos muçulmanos fulani, mobilizaram-se e adotaram represálias, queimando mesquitas e casas", acrescentou.

O muçulmano Mohammed Yakub confirmou a morte da família e disse que uma outra pessoa foi morta. "Uma pessoa foi queimada viva em uma das três mesquitas", afirmou.

"Esta manhã (sexta), uma multidão de jovens cristãos em cólera saquearam tudo e atacaram os muçulmanos, queimando casas e mesquitas, acusando-os de assassinato", contou.

O governador do estado de Kaduna, Mukhtar Ramalan Yero, foi à cidade, onde condenou "o ataque e rogou a Deus que revele a identidade dos autores do crime", afirmou seu porta-voz, Ahmed Maiyaki.

Ataques similares varreram a região no passado, sobretudo, após a última eleição presidencial de 2011, quando o cristão do Sul Goodluck Jonathan derrotou o muçulmano do Norte Muhammadu Buhari.

Os partidários de Buhari denunciaram fraudes, e seu movimento de protesto degenerou rapidamente para violências étnicas e religiosas.

A ONG Human Rights Watch estima em mais de 500 o número de mortos, muçulmanos em sua maioria, na onda de violência pós-eleitoral no estado de Kaduna.

Fonte: G1

Ore...