Conheça mais sobre o Irã - O inimigo de Israel

Irã ou República Islâmica do Irã é um país localizado no Oriente Médio, um subcontinente da Ásia. Faz fronteira no lado oriental do Iraque e da Turquia, o lado ocidental do Afeganistão e do Paquistão e do lado Sul do Azerbaijão, Armênia e Turcomenistão. O país possui uma área de 1 648 000 km², tornando-se o segundo maior país do Oriente Médio, depois da Arábia Saudita onde vivem cerca de 74,1 milhões de habitantes.

O maior lago do mundo, Mar Cáspio está no norte do Irã e do Golfo Pérsico, bem como Mar de Oman estão no sul do Irã.

A topografia do país é constituída basicamente por planaltos, havendo uma cadeia de montanhas ao redor dos mesmos. Na parte central estão estabelecidos dois desertos, o Dasht-e-kavir e o Dasht-e-Lut. Ao norte, próximo ao Mar Cáspio, se encontram as montanhas Elburz, que abrigam vulcões em atividade. Essa área montanhosa possui o ponto mais elevado do país, o Monte Demavend, com 5.671 metros de altitude.

 

População

O crescimento da população durante as últimas décadas resultou em crescimento da população em algumas cidades iranianas.Teerã, capital do Irã, é habitada por cerca de 14 milhões de pessoas. Apresenta também um adicional de 4 milhões que se deslocam para a cidade para o trabalho diário.

No entanto, existem algumas outras cidades do Irã, que estão crescendo em centros industriais do Irã. Eles consistem de Arak, Ahvaz, Esfehan, Kerman, Shiraz, Tabriz, e Mashad.

A população do Irã tem aumentado dramaticamente, com a taxa de crescimento superior a 3,1 por cento. Como resultado, hoje a população do Irã é estimado em duas vezes mais do que o que costumava ser, há três décadas, mais de 66 milhões de pessoas.

A maioria da população mudou-se para as cidades em busca de maiores oportunidades de emprego.

 

Geografia

Assim como a maioria dos países do Oriente Médio, o Irã possui em seu território poucos recursos hídricos. Há basicamente três grandes rios, são eles: Karun, Atrak e Safid. São identificados dois tipos de climas na região, o árido subtropical e o subtropical de altitude.

Os dois grandes desertos no Irã são: Dasht- e-Kavir, que está localizado no centro do Irã em direção a leste; Kavir-e-Lut, que está no sudeste do Irã.

 

Clima

Existem diferentes distritos climáticos no Irã. Alguns deles são tão variados que parecem compor uma lista de todos os climas que você pode encontrar em diferentes partes do mundo.

A planície costeira do Mar Cáspio permanece úmido durante todo o ano, devido à baixa altitude de quase perto do nível do mar.

A altitude de áreas habitadas no oeste do Irã cria um tempo frio de inverno que normalmente é abaixo do ponto de congelamento.

O central e leste do Irã passam por variações sazonais climáticas. Em geral, estas áreas são áridas e semi-áridas durante maior parte do ano.

As planícies costeiras do sul do Irã tem invernos moderados, mas muito quente e os dias de verão extremamente úmidos.

 

Economia

A economia iraniana está extremamente vinculada à produção de petróleo. A exportação do país está ligada a produtos como tapetes, frutas secas e especiarias.

Apesar das adversidades climáticas, a agricultura desempenha um importante papel na composição do PIB do país. O Irã produz trigo, cevada, centeio, milho, sorgo, algodão, arroz, uvas, maçãs, peras, pêssegos e bananas.
Na pecuária se destaca na criação de ovinos, caprinos e camelos. Já na pesca, a atividade não tem sido explorada em todo seu potencial.

 

Religião

A maioria dos iranianos é muçulmana, pertencendo 90 a 94% da população ao ramo xiita do islã, religião oficial do Estado. O Irã conta com de 4 a 8% de muçulmanos sunitas, ramo ao qual pertencem a maioria dos muçulmanos do planeta. Os curdos são na sua maioria sunitas, enquanto que a minoria árabe reparte-se entre o islã xiita e o islã sunita.

A constituição iraniana reconhece três minorias religiosas, os judeus, os cristãos e os zoroastrianos.


Dados gerais do país

Nome: República Islâmica do Irã.

Gentílico: iraniano (a).

Capital: Teerão

 Brasão: 

Língua oficial: persa.

IDH (Índice de Desenvolvimento Humano): 0, 702 (alto).

Moeda: rial iraniano.

 


Equipe Brasil Escola ; Portal SãoFrancisco.com; Wikipedia ; OrienteMedio