Descoberta em Jerusalém uma cisterna "Período David"

 

Um tanque de água bem grande, o período de Davi e Salomão foi descoberto perto do Muro das Lamentações.

De acordo com Eli Shukron, diretor da escavação, em nome da Autoridade de Antiguidades de Israel, "agora é absolutamente claro, como o consumo de água em Jerusalém durante o Primeiro Templo, não se baseou exclusivamente na produção de energia, mas também Giom públicos abastecimento de água "

A descoberta foi anunciada no "Centro de Pesquisa da Cidade de David", em uma conferência realizada em Jerusalém. 
escavações arqueológicas no Parque Arqueológico de Jerusalém, ao pé do Arco de Robinson, um grande depósito  de água descoberto, escavado na rocha, que datam do período do Primeiro Templo. O local da escavação é da responsabilidade da Autoridade de Antiguidades e financiado pela Sociedade Elad em cooperação com a Natureza e da Autoridade de Parques. 

A escavação revelou que o depósito é parte de uma escavação onde é totalmente exposto o canal de drenagem do Segundo Templo em Jerusalém, a rota continua para o norte ao longo da cidade a partir da piscina de Siloé para o topo da cidade David, que vem sob o arco do Robinson. O percurso do canal está no centro do vale principal, que corre ao longo da antiga cidade de norte a sul, paralela ao Monte do Templo.

Descrevendo o Segundo Templo, em Jerusalém, Josefo refere-se a Tiropeo vale chamado em grego "Vale", que foi chamado de "o vale dos queijeiros". Outra interpretação identifica o vale Hhrotz Valley ', mencionado no livro de Joel.

Durante a escavação do canal, o que exige a construção de uma grande empresa de engenharia, seus construtores tiveram que remover os antigos edifícios que foram localizados ao longo da rota do canal, e instalações de passagem que foram escavados na rocha localizada ao longo do caminho. Isso resultou na descoberta nas últimas semanas de um grande reservatório de água, que foi aplicado em várias camadas de gesso, provavelmente datando do período do Primeiro Templo.

O volume do reservatório é de 250 metros cúbicos, por isso este é um dos maiores reservatórios na época do Primeiro Templo, em Jerusalém, descoberto até agora, e parece que o reservatório de água foi usada publicamente.

De acordo com Eli Shukron, diretor da escavação, em nome da Autoridade de Antiguidades de Israel "Durante a escavação sob o dreno chão -. Havia uma lacuna exposta à rocha original, o que nos levou para as enormes reservas quanto sabemos, este é a primeira vez que um tanque de água foi exposta em uma escavação arqueológica e pequenos tanques neste vale que indicam claramente que o consumo de água em Jerusalém durante o Primeiro Templo não foi baseada apenas fora da Primavera Giom, fontes de água disponíveis, mas, como foi agora revelado. "

Segundo o Dr. Zvika Tzur, arqueólogo-chefe da Natureza e da Autoridade de Parques de Israel e pesquisador de sistemas de água antigas, "o grande reservatório exposta, junto com dois tanques, é semelhante em forma para o tipo geral de gesso colorido, molde amarelo que caracterizou o período do Primeiro Templo - é semelhante ao que a água previamente drenado é exposta à luz do sol. Além disso, as marcas das mãos em aqüíferos acabamento de gesso são semelhantes aos Tel Beer Sheva, Tel Arad e Tel.Beit Shemesh, também datado do período do Primeiro Templo "Cliff disse:" Talvez o maior reservatório de água, que é muito perto do Monte do Templo, foi usado para as atividades diárias - talvez no mesmo templo, e servir peregrinos ao templo e os água necessária para tomar banho e beber na região. "

O tanque de água impressionante em Arco de Robinson se junta a uma série de descobertas recentes nas escavações nesta área da cidade, indicando a existência de uma construção densa que cobre a área a oeste de Monte do Templo e expansão que precedeu o Monte do Templo. Parece que com a expansão do complexo para o oeste e para a construção de edifícios públicos e ruas ao redor do Monte do Templo, no final do período do Segundo Templo, quando ele desmantelou as estruturas do período do Primeiro Templo, e tudo o que resta eles é um número cortadas na rocha instalações, incluindo o reservatório de água esculpida.

Segundo o Dr. Baruch Yuval, Jerusalém arqueólogo Distrital da Autoridade de Antiguidades de Israel, "Com a conclusão das escavações junto ao canal para explorar as possibilidades de combinar o reservatório de água no roteiro dos visitantes de Jerusalém, trazendo uma história impressionante sentido.

Fonte: Cafetorah