Israel - História e Criação

 

Israel - História e Criação

Se existe uma lição filosófica inconfundível na criação do Estado de Israel, é esta: o significado de um fato histórico depende do olho de quem o vê.Para boa parte do mundo (incluindo a maioria dos judeus ao redor do planeta) a fundação de Israel foi um feito heróico, uma proeza épica, a culminância de um sonho milenar, que inflamou o coração de gerações e gerações de hebreus desde os tempos da Diáspora. Para os árabes palestinos, no entanto, foi uma catástrofe. Até hoje, eles relembram o ano de 1948 como "El-Nakba" - ou "a desgraça"

A história de Israel é bastante antiga, começou com os patriarcas bíblicos como Abrãao, seu filho Isaque, Jacó a quem foi chamado de Israel. O nome de Israel se estendeu a uma estreita faixa de terra onde viviam os descendentes de Jacó, entre o mar Mediterrâneo, a península Arábica e a Síria cerca de 2 mil anos antes de Cristo. Por se tratar de um local que constitui uma ponte natural entre a Ásia, a África e a Europa, a região foi sempre disputada. Os grandes impérios ali se impuseram: egípcios, assírios, babilônicos, persas, etc.

Todas essas invasões resultaram na dispersão dos judeus pelo mundo, a partir de 70 d.C. Quando este povo promoveu uma grande revolta contra o domínio de Roma. As tropas de Roma reagiram duramente contra a revolta.

De qualquer forma, mesmo dispersos, sem território, os judeus conseguiram se manter como um povo ou uma nação, devido ao imenso apego às suas tradições religiosas, além de uma esperança de um dia retornar a Israel.Em 2 mil anos de exílio, os judeus sempre constituíram minorias em outros países, sendo discriminados e perseguidos.

Dispersos pelo mundo desde os tempos do Império Romano, os judeus mantiveram vivas sua cultura e religião e nunca deixaram de sonhar com a conquista de um território. Com o fim da Segunda Guerra Mundial, o mundo se deparou com as sequelas de anos de crueldade; mais de 6 milhões de judeus mortos nos campos nazistas. Com isso, as organizações voltadas para a ajuda humanitária passaram a resgatar os judeus que sobreviveram aos campos de concentração e embarcá-los clandestinamente para a Palestina. A Inglaterra tentou de todas as formas barrar o desembarque dos refugiados, lembrando que  a Palesina era concessão britânica.

O fato sensibilizou a opinião pública mundial e revigorou a ideia de criação de um Estado judeu na Palestina. Em 14 de Maio de 1948, os judeus fundaram oficialmente o Estado de Israel.Porém, o Estado árabe prenunciado pela ONU nessa partilha não foi estabelecido e os palestinos lutam até hoje para ter o seu Estado de volta. A Palestina não aceitou dividir o seu espaço com Israel, sendo assim, ficou sem nada.

A revolta dos países árabes foi imediata à criação do Estado de Israel. Isso gerou um primeiro conflito árabe israelense. Expulsos de suas terras, os palestinos eram maltratados. Somente a Jordânia permitiu a integração dos palestinos em sua sociedade, mas sendo vigiados.Nos outros países eles passaram a viver em acampamentos para refugiados, com a ajuda da ONU.

"Eis que eu tomarei os filhos de Israel de entre as nações para onde eles foram, e os congregarei  de todas as partes, e os levarei para sua própria terra" Ezequiel 37:21

 

"Então, me disse, Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel. Eis que dizem: os nossos ossos se secaram, e pereceu a nossa esperança; estamos de todo exterminados. Portanto, profetiza, e dize-lhes: Assim diz o Senhor Deus: Eis que abrirei a vossa sepultura e vos farei sair dela, ó povo meu, e vos trarei à terra de Israel. Sabereis que eu sou o Senhor, quando eu abrir a vossa sepultura e vos fizer sair dela, ó povo meu. Porei em vós o meu Espírito, e vivereis, e vos ESTABELECEREI  na vossa própria terra. Então sabereis que eu, o Senhor, disse isto e o fiz." Ezequiel 37:11-14

 

Fonte: Brasil escola / Bíblia Sagrada