NSA espiona milhões de mensagens de texto "SMS" por dia

 

Uma reportagem divulgada nessa sexta-feira (17) pelo jornal inglês The Guardian afirma que, todos os dias, a NSA tem acesso ao conteúdo de milhões de mensagens de texto enviadas por celular em todo o mundo. Segundo a publicação, a espionagem permitia à agência de inteligência obter outros dados dos usuários, como sua localização, redes de contato, compromissos agendados, transações financeiras, entre outras informações. 

Segundo o jornal, só em abril de 2011, a NSA coletou em média 194 milhões de mensagens de texto por dia. Nem mesmo mensagens enviadas por operadoras, como alertas de ligações perdidas, por exemplo, ficavam de fora do monitoramento. A maioria dos números espionados era de fora dos Estados Unidos. A reportagem chama a atenção para o fato de que grande parte dos espionados não é suspeita de envolvimento com atividades ilegais.

Em resposta às informações divulgadas pelo jornal, a NSA afirmou em comunicado que a coleta de dados não é arbitrária e que números americanos não são alvo de espionagem, apenas "os alvos estrangeiros válidos.

Na quarta-feira (15), o jornal New York Times afirmou que a agência americana implantou programas de espionagem em cerca de 100 mil computadores em todo o mundo, mesmo sem conexão com a internet, graças a uma tecnologia avançada de radiofrequência. Os alvos mais vigiados por meio deste sistema foram os exércitos da China e da Rússia, a Polícia e os cartéis do tráfico de drogas do México, instituições de comércio da União Europeia e países aliados na luta contra o terrorismo, como Arábia Saudita, Índia e Paquistão.

As denúncias publicadas pela imprensa internacional fazem parte de uma série de revelações divulgadas pela imprensa internacional a partir de informações fornecidas pelo ex-técnico da NSA, Edward Snowden. As revelações de espionagem em massa, vazadas por Snowden, provocaram um escândalo diplomático de proporções globais, ao mostrar que os serviços de inteligência americanos vigiavam milhões de comunicações, tanto da população, de empresas e de governos e embaixadas.

No final de julho, ÉPOCA revelou com exclusividade arquivos que mostram que a NSA espionou oito membros do Conselho de Segurança da ONU, no caso das sanções contra o Irã, em 2010. Em seguida, ÉPOCA teve acesso a uma carta ultrassecreta em que o embaixador americano no Brasil, Thomas Shannon Jr., agradece o diretor da NSA, general Keith Alexander, pelas “excepcionais” informações obtidas numa ação de vigilância de outros países do continente, antes e depois da 5ª Cúpula das Américas, em Trinidad e Tobago, em abril de 2009. Shannon celebra, no documento, como o trabalho da NSA permitiu que os EUA tivessem conhecimento do que fariam na reunião os representantes de outros países.

Essas e outras revelações levaram líderes de países como o Brasil, Alemanha, Reino Unido e França a cobrarem publicamente um posicionamento de Obama.  Em setembro do ano passado, por exemplo, a presidente Dilma Rousseff chegou a cancelar uma viagem de Estado que faria a Washington, recusando o convite feito por Obama.

Novas diretrizes para a NSA

A crise diplomática e a má impressão na comunidade internacional causadas pelas denúncias de Snowden levaram o presidente americano a convocar um comitê de especialistas para analisar as atividades da NSA e propor uma reforma de seus sistemas de vigilância. Fontes do governo dizem que Obama pretende sugerir a limitação de acesso aos dados telefônicos, mais garantias de privacidade a estrangeiros e a criação de uma defensoria pública em um tribunal de inteligência secreta para tratar de questões envolvendo privacidade. Mas as mudanças devem parar por aí, não interferindo de forma significante na dinâmica e alcance das atividades da NSA.
 

Fonte: NT e Época

 

Obs: Diante de tantos fatos e dados revelados ( e por incrível que pareça, desvinculado de religião, para que ninguém venha dizer que isso tudo é "fanatismo" ou "teoria da conspiração", quem revelou tudo isso, estava ali realizando esse tipo de trabalho, até que ele resolveu soltar as palavras), é claro e notório a influência da espionagem para a preparação do mundo que vem por aí. É necessário o controle! É necessário ter as presas na mão! Não há como escapar, tudo o que temos hoje nos encaminha para isso: controle!