O Dia do Senhor: Terrível para os incrédulos. Maravilhoso para os Salvos.

 

O Dia do Senhor está próximo. Este é o Dia previsto para a triunfal manifestação de Deus na História e no Tempo, trazendo juízo e salvação. Será o Dia de surpresas.  E essas surpresas serão mais intensas para alguns tipos de crentes. Comum a todos eles, é uma compreensão no mínimo distorcida do Evangelho e da Graça de Deus, o que os faz concluir, afirmar ou imaginar coisas inviáveis e até absurdas, se olharmos atentamente para a Palavra de Deus. Para os que creram no Evangelho da Salvação também será um dia de surpresas. Mas sobre elas comento no final.

A) O Legalista. Para esse tipo de crente, seus méritos, suas obras e força são o que determinam sua salvação e sua comunhão com Deus. Ele crê em parte na redenção de Cristo, mas também crê que ela não é suficiente, carecendo de uma contribuição pessoal para efetivamente sua salvação se concretizar. Ele costuma definir os que serão ou não salvos, de acordo com sua “régua” religiosa, de maneira que, assim pensam, serão salvos os que agem e pensam conforme eles. Vejamos o texto mais claro das Escrituras sobre a salvação:

Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie  – Efésios 2:8-9

O legalismo é um comportamento antigo que também perseguiu Jesus por ter em sua companhia pecadores e excluídos pela religião. Ele foi perpetrado por religiosos, pessoas que detinham o conhecimento da lei. (Mateus 23; Marcos 2:14-17). Para os legalistas, haverá surpresa e humilhação, pois suas obras e méritos serão plenamente rejeitados por Deus, que somente aceita os de Jesus, seu Bendito Filho, único caminho para a salvação.

B) O Universalista. Esse tipo de crente afirma, a partir de interpretações erradas das Escrituras, desconsiderando afirmações solenes e fortes sobre a expiação limitada, que no fim todos serão salvos. Tanto os que creram como os que morreram sem crer em Jesus para a salvação, pensam, serão salvos. A base para a afirmação destes é o Amor de Deus que, segundo eles, deseja que todos se salvem.

No entanto, sabemos, empírica e biblicamente, que nem todos serão salvos. E os que não obterão a salvação serão justamente os que não crerem em Jesus. Vejamos dois textos:

“E a vós, que sois atribulados, descanso conosco, quando se manifestar o Senhor Jesus desde o céu com os anjos do seu poder, como labareda de fogo, tomando vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo; Os quais, por castigo, padecerão eterna perdição, ante a face do Senhor e a glória do seu poder, quando vier para ser glorificado nos seus santos, e para se fazer admirável naquele dia em todos os que crêem…” (II Tessalonicenses 1:7-10)

“Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.” (Marcos 16:16)

Será uma terrível surpresa ver o quão equivocados estavam sobre a justiça, o amor e misericórdia e a graça de Deus. Verão que, de fato, os que rejeitaram a pedra angular, tropeçarão nela e padecerão punição eterna por sua obstinada decisão de não render-se a Jesus.

D) O Teísta Aberto. Esse tipo de crente afirma que o Deus da Bíblia não é um Deus soberano. Ele crê que Deus não pode prever de antemão todos os acontecimentos e mais: que ele não os determina, mas é tão vítima do tempo e da História como nós, relés mortais. Em 2004, ano do Tsunami na costa asiática, essa discussão foi muito aquecida em função da incapacidade destes em ver que Deus, além de prevê, permitiu que esse desastre acontecesse e ceifasse a vida de milhares de pessoas.

Para eles, como para os universalistas, o amor de Deus é uma barreira para reputá-lo como soberano, pois, pensam, se ele ama, é incapaz de permitir o sofrimento de seus criados. Se ele permite, ainda pensam estes, ele não ama. Logo, a única explicação para um “deus de amor” permitir isso é esse deus não seja soberano. Vejamos alguns textos:

“Que anuncio o fim desde o princípio, e desde a antiguidade as coisas que ainda não sucederam; que digo: O meu conselho será firme, e farei toda a minha vontade.”  (Isaías 46:10)

“Seja bendito o nome de Deus de eternidade a eternidade, porque dele são a sabedoria e a força; E ele muda os tempos e as estações; ele remove os reis e estabelece os reis; ele dá sabedoria aos sábios e conhecimento aos entendidos. Ele revela o profundo e o escondido; conhece o que está em trevas, e com ele mora a luz.”  (Daniel 2:20-22)

A soberania é um dos mais belos atributos de sua pessoa. É irracional imaginar um Criador, sua grandeza, santidade e poder que não seja soberano! É o mesmo que imaginar que um engenheiro projetista de uma turbina de avião seja incapaz de prever ou entender seu funcionamento. Para esses crentes, será um dia vergonha, pois sua soberba compreensão de Deus os humilhará diante da Soberana Vontade do Pai, que desde a eternidade governou o Universo e o Tempo.

E) O AteuEsse será o mais envergonhado e humilhado. Seus joelhos serão quebrados e, por desespero, vergonha e dor prostrar-se-ão ante a Cristo e arrepender-se-ão amargamente pelo mais alto grau da petulância humana: a ignorante afirmativa de que Deus não existe.

Serão humilhados pela Glória, pela Justiça, pela Sabedoria, pela Graça e pelo terrível juízo de Deus, subitamente descortinados diante de seus olhos. Penso que não haverá mais desespero do que para estes. Enfrentarão o Tribunal e prestarão contas a Quem ignoraram e até difamaram e insultaram. Se você é um destes, caro leitor(a), arrependa-se. Poupe sua vida da mais terrível condenação: a morte eterna. Busque em Jesus perdão para seus pecados e creia nela para a salvação. Vejamos alguns textos sobre a existência de Deus:

“No princípio criou Deus os céus e a terra.” Gênesis 1:1

“Eu sou o SENHOR, e não há outro; fora de mim não há Deus; eu te cingirei, ainda que tu não me conheças;”  Isaías 45:5

“Porque assim diz o SENHOR que tem criado os céus, o Deus que formou a terra, e a fez; ele a confirmou, não a criou vazia, mas a formou para que fosse habitada: Eu sou o SENHOR e não há outro.”  Isaías 45:18

F) O pecador convicto. Este é o que nutre alguma crença em Deus, mas vive como se ele não existisse ou exercesse alguma influência em sua vida. Ele despreza os preceitos de Deus, ignora sua vontade e vive em obstinada oposição ao Criador de sua vida. Vejamos mais alguns textos:

“Mas os covardes, os traidores, os que cometem pecados nojentos, os assassinos, os imorais, os que praticam a feitiçaria, os que adoram ídolos e todos os mentirosos, o lugar dessas pessoas é o lago onde queima o fogo e o enxofre, que é a segunda morte.” Apocalipse 21:8

“No fim dos tempos também será assim: os anjos sairão, e separarão as pessoas más das boas, e jogarão as pessoas más na fornalha de fogo. E ali elas vão chorar e ranger os dentes de desespero.”  Mateus 13:49,50

Quanto aos salvos…

De todos os surpresos, os salvos serão os únicos realmente felizes. Apesar de todo o sofrimento que enfrentaram nesta dura, cura e incerta vida; apesar de sofrerem perseguições e privações pelo nome de Jesus; apesar de terem sido reputados por escória do mundo serão docemente surpreendidos por verdades que conheciam em parte, mas que, naquele momento, conhecerão em sua plenitude. São algumas:

1. São mais infinitamente amados por Deus como jamais imaginaram. Todas as dúvidas, temores, lágrimas e dores cessarão e serão preenchidos pela glória do amor de Deus, que de forma sublime e inefável amou-os.

2. Experimentarão e conhecerão a Glória de Deus. Terão seus corpos glorificados e vivenciarão em sua plenitude as bênçãos do Ser divino, tão maravilhosamente belo, santo, amável, doce, poderoso, digno, majestoso e gracioso.

3. A grandeza da Graça. Os salvos serão tomados ainda mais de profunda gratidão por saber que a gloriosa eternidade, a companhia e a íntima e amorosa relação com Deus serão um presente concedido por Ele somente. Nada contribuíram, nada conquistaram, nada mereceram, mas tudo receberam, tudo ganharam por amor dAquele que chama pecadores das trevas para Sua maravilhosa Luz.

Oh, Senhor! Que estas verdades nos quebrantem o coração e que jamais nos esqueçamos de que somente por Ti somos salvos e obtemos perdão. Que chegue a luz de Cristo na mente daqueles que ignoram a bênção da tua graça!

Fonte: tiagolinno.wordpress.com/