Principais Religiões do Oriente Médio

 

Oriente Médio

É composto por países asiáticos, como Arábia Saudita, Irã, Iraque, Israel, Líbano, Omã, Síria, Turquia, Emirados Árabes, Iêmen, Kuwait, Bahrain, Catar e Jordânia.

Principais etnias do Oriente Médio:

a) Árabe - "Um árabe, no sentido moderno da palavra, é alguém que é cidadão de um estado árabe, conhece a língua árabe e possui um conhecimento básico da tradição árabe, isto é, dos usos, costumes e sistemas políticos e sociais da cultura".

b) Turca - Falam o idioma turco; A Turquia é um país bastante homogêneo, 80% do país é de origem turca enquanto os outros 20% são curdos.

c) Hebreu -  Esse termo foi usado para designar os judeus, um grupo étnico e religioso da ascendência hebraica. Como é o caso de Israel

c) Persa - O Irã é persa. É banhado pelo golfo pérsico. O nome Pérsia, foi o nome oficial do Irã

d) Curdos-  Moram no Iraque, Irã, Turquia e Síria. Porém, nenhum deles cedem parte de seu território para os curdos; povo que almeja grandemente por um país próprio.

 

Divisão Muçulmana:

Sunitas - 85% do povo muçulmano

Xiita - 15% do povo muçulmano

Sunitas e Xiitas:

Na disputa pela sucessão legítima do profeta Maomé havia inicialmente 4 califas( chefes supremos do islamismo, sucessor de Maomé). Os califas eram escolhidos por decisão da maioria e era de grande importância para os muçulmanos que eles pertencessem ao clã coraixitas( tribo que domonava no séc VII), de onde surgiria Maomé. Os seguidores de Ali (genro de Maomé), eram da opinião de que o sucessor do profeta deveria vir da família de Maomé. Isso foi justificado com o argumento de que o próprio Deus teria designado Ali como sucessor de Maomé, e o próprio Maomé, teria deixado isso registrado. Segundo a tradição, o profeta meditava numa das grutas do Monte Hira, quando ouviu a voz do anjo Gabriel mandando-o recitar a shahada, que se tornaria a profissão de fé do islamismo. Após a sua morte, o islamismo conquistou (quase sempre pela violência)crescentes adeptos, inicialmente em todo o mundo de fala árabe e, posteriormente, entre outros povos. As duas fontes do islamismo são o Alcorão e a suna.

Os xiitas acreditavam que a única liderança legítima era a que vinha da linhagem do primo e genro de Maomé, Ali. Eles acreditam, que os sunitas teriam suprimido essa regra de sucessão do Alcorão. Desde então, a acusação de adulteração do livro sagrado deles, entrou em cena, não tendo sido retirado até o dia de hoje.

Ali era muito ambicioso, não se conformou rápido por não ser o sucessor de Maomé. Em 656, ele foi escolhido como o 4° califa. Seu poder durou apenas 5 anos até ser vítima de um atentado.

Em Damasco, centro recém formado do poder islâmico na época, o clã familiar dos omíadas assumiu a liderança sobre o mundo islâmico em 660. Os seguidores de Ali controlavam o poder na província vizinha, onde é o Iraque.

Em 680, o filho mais novo de Ali, assumiu a liderança de um levante contra a dominação dos omíadas, tendo sido morto no mesmo ano. Esse é o marco inicial da divisão definitiva entre sunitas e xiitas, bem como do culto ao martírio, característicos dos xiitas.

Para os xiitas, os líderes religiosos imãs, são escolhidos por Deus e no final dos tempos virá um Salvador que estabelecerá um reino divino de justiça. A crença nos imãs é uma das principais diferenças frente aos sunitas. Para os xiitas, o imã é um mediador entre Deus e o crente, pois somente o imã conhece o sentido oculto do Alcorão,tendo por tarefa transmiti-lo à comunidade. Os ensinamentos dos imãs são infalíveis, na visão xiita; já para os sunitas, isso se aproxima de uma heresia.

Os xiitas são acusados de deificar o ser humano, ou seja, eles deificam Ali, sucessor e genro de Maomé. Eles aceitam ainda figuras sobre-humanas, afastando-se assim do princípio básico do islã de que existe somente um Deus e que as pessoas não devem ser veneradas.

Os atuais conflitos políticos no mundo islâmico, tem muitas vezes um fundo religioso e seguem as divergências entre sunitas e xiitas.

Os 2 únicos países onde a maioria é xiita: Iraque e Irã.

 

Países onde a maioria da população é muçulmana:

1° Indonésia - sunitas

2° Paquistão - sunitas

3° Índia - sunita

4° Irã - xiita

5° Turquia- sunita

Principais Religiões do Oriente Médio:

a) Judaísmo - Livro de fé é a Torá; O templo é a sinagoga;

b) Cristianismo - Livro de fé é a Bíblia; O templo é a igreja;

c) Islamismo - Livro de fé é o Corão; O templo é a mesquita;